quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Entrevista com Marcelo Alelaf vocalista da banda Scud





 Entrevista com Marcelo Alelaf vocalista da banda Scud




      Faces do Piauí publica  a entrevista com Marcelo Alelaf vocalista da banda Scud. Esta banda é muito conhecida pelos piauienses, isto é, por aqueles que são amantes do rock pesado. O rock é um estilo musical repleto de irreverência, crítica social e ideologia. Os roqueiros, a meu ver, são os rebeldes mais reflexivos do mundo, porque através da música denunciam e extravasam a hipocrisia que impera na sociedade. Nesta entrevista Marcelo fala sobre a origem da banda, sobre o novo CD intitulado Tremembés que será lançado este ano. Em apresentação em 2012 no Teresina Pop, a banda abriu o evento animando os amantes do rock com músicas já conhecidas da galera, mais já apresentando aquela que será destaque no novo CD, The Time Has Come.

    No dia 2 de março de 2013, a banda Scud retorna seus trabalhos em um evento que colocará Parnaíba dentro do circuito mundial do Rock. É  o Grito Rock Parnaíba que vai acontecer nos dias 01 e 02 de março no Igaraçu Rios, no  Porto das Barcas. A reunião entre os representantes de bandas locais e o Scud já se reuniram com os organizadores do evento para definirem os papeis de cada banda, horários objetivos do festival, a logística que será necessária, a importância do evento  para acidade de Parnaíba e para ao estado.

   O Grito Rock é o modelo que  conectará este ano trezentas cidades em 30 países, sendo o maior festival independente conectado do mundo e que chega a Parnaíba este ano através do coletivo Porto Salgado.

Agora veja a entrevista de Marcelo e a divulgação do evento logo em seguida. 







Faces do Piauí - Marcelo me conte  a história da banda SCUD, destacando a origem do nome, primeiros integrantes e se permanecem os mesmos até hoje?
Marcelo Alelaf - O SCUD começou seus trabalhos no ano de 1990 coincidindo com a Primeira Guerra no Golfo o que pode ter influenciado no nome da banda, pois SCUD foi o nome dado também ao míssil de longo alcance desenvolvido pela antiga União Soviética. E fazendo uma pesquisa em livros de guerra achamos uma relação entre SCUD e o significado de “Nuvens Levadas Pelo Vento”, e achamos bem sugestivo o nome e decidimos usar SCUD, mas antes, fizemos algumas apresentações com o nome de Crisfaith, Bean With Rice. Da formação original infelizmente só restou eu, digo infelizmente porque todos que passaram pelo SCUD são amigos até hoje e por circunstância da vida tiveram que trilhar outros caminhos em algum momento de suas vidas. Na primeira formação do SCUD tivemos Thyrso Neto na guitarra/vocal e Maurício Barros na bateria, ambos oriundos da banda Avalon e eu na época no baixo/vocal, onde posso até dizer que eles me iniciaram no mundo de como fazer música pesada. Nessa fase lançamos a demo-tape Lampião. Em 1993 lançamos o compacto em vinil Shout com Maurício Barros na bateria, Fawster Teles no baixo, Joe Ferry na guitarra e eu nos vocais e guitarra. Ficamos em stand by de 1994 a 2000, quando lançamos um cd-demo e em 2006 lançamos nosso primeiro álbum oficial “Clouds Taken By The Wind” com Fábio Nasc, na bateria e Klécius Oliveira, no baixo. Em 2010 lançamos o Ep “Unnofficial #19” com o retorno de Fawster Teles no baixo. E agora, nossa formação é com o Leandro Magu, no baixo e Fábio Nasc, na bateria e o único da formação inicial do SCUD, Marcelo Alelaf na guitarra e vocal.

FP - Quais os grupos musicais influenciaram para o estilo musical tocado pela banda?
MA – Cada integrante do SCUD traz sua colaboração musical das bandas que gostam e dos estilos que curtem. E é nessa mistura de ideias musicais que nasce o som do SCUD e seu estilo de fazer rock pesado. Vejo também que as bandas de rock nos influenciam não só na música, mas em viver essa magia que é tocar rock.

FP - Quais os locais  que vocês já se apresentaram e qual apresentação foi mais marcante?
MA – Não há uma apresentação marcante em especial, vejo que todas tiveram sua importância na trajetória do SCUD. Sobre os locais, tocamos em várias cidades do Piauí, além de duas turnês pelo Brasil onde percorremos mais de oito Estados do Brasil. Cada show é uma história e faz com que aprendamos mais com cada um deles e melhoremos sempre mais para o próximo.

FP - Quantos  cds já gravaram?
MA – Oficialmente lançamos o Cd “Clouds Taken By The Wind” em 2006, mas podemos agradecer a oportunidade de vivenciarmos as diversas fases das mídias de áudio até hoje, tais como a fita cassete, na demo-tape “Lampião” em 1991, o vinil no compacto “Shout” em 1993 e agora os Cds e Mp3s. No momento estamos preparando o novo trabalho intitulado “Tremembés”.





FP - Quantos shows fazem por mês?
MA – Isso é bem relativo quando se trata do SCUD, tentamos trabalhar com objetivos planejados, como lançar um trabalho e sair em turnê para divulgá-lo, pelo menos é assim que tentamos fazer. Mas isso não impede de fazermos apresentações em eventos, festivais, batizados e até velórios (risos) que somos convidados. Podemos afirmar que temos períodos bastante intensos de shows intercalados com momentos de produção musical e ensaios.

FP - Há quantos anos vocês estão atuando no mercado musical?
MA – O SCUD começou seus trabalhos em 1990, e passamos um período entre 1994 a 2000 parados. Tivemos várias mudanças que talvez a melhor pergunta fosse: “quantos anos estamos sobrevivendo ao ‘famigerado’ mercado musical?” (risos).

FP - Quem compõe as músicas do grupo?
MA – Na maioria das vezes levo algumas bases feitas e as coloco para a turma desenvolver em cima, outras vezes fazemos músicas juntos durante os ensaios. As letras sempre foram os problemas da banda, nada que escrevo acho interessante (risos), parece quando você grava sua voz e vai escutar depois, sempre se pergunta: “Essa voz horrível é a minha?” (risos). Ainda bem que agora, nosso novo baixista, Leandro Magu, também está contribuindo nessa área da produção.

FP - Qual música foi destaque para o sucesso da banda?
MA – Sucesso?!?! (risos). Ainda estamos longe desse sucesso, ou quem sabe, bem pertinho, vai saber! (risos). Mas tivemos algumas músicas que colocaram o SCUD em evidência na década de noventa, tais como Bean With Rice, Lampião, a balada Shout que tocou em diversas rádios da capital Teresina em sua programação normal, mas recentemente podemos citar Face To Face, Silence, Neither Priest Nor Demon, entre outras. Trabalhamos muito em nossas músicas, é claro, não poderia ser diferente, somos uma banda de música (risos), mas também trabalhamos sério com a banda em melhorar os shows, equipamentos, mershandise, divulgação e etc. E isso, com um tempo é sempre reconhecido e notado por todos. Espero eu! (risos)

FP - Quais os planos da banda para 2013?
MA – Acho que não há prioridade maior para 2013 do que lançarmos “Tremembés”, o nosso segundo cd oficial que está praticamente definido, falta apenas detalhes finais para podermos entrar no estúdio e partimos para os próximos passos da produção. Estamos ansiosos para este lançamento e ver a reação do público frente ao Tremembés. Se essa reação será boa ou ruim, aí não podemos adiantar nada (risos).













Mais informações sobre o evento em  http://scudband.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário